Reunião realizada no dia 31 de outubro serviu como base para o simulado de campo, previsto para o dia 22 de novembro
Em atendimento ao Plano de Segurança de Barragem (PSB) e ao Plano de Ação Emergencial (PAE) da Barragem Saturnino de Brito, foi realizado no dia 31 de outubro, terça-feira, na sede da DME, o simulado de escritório com representantes de diversos órgãos, incluindo equipes de resgate e salvamento, para as definições da simulação de campo que irá acontecer no dia 22 de novembro, a partir das 9 horas.
Ao longo deste ano, foram executadas diversas atividades como panfletagem com as informações gerais sobre a barragem e o cadastramento das propriedades e da população situadas nas ZAS (zonas de autossalvamento). As empresas DME estão iniciando a instalação de placas de sinalização de rotas de fuga e de pontos de encontro, com prazo de finalização para março de 2024. Essas placas podem auxiliar a população, caso ocorra uma situação emergencial.
Durante o simulado de escritório, foram definidas as ações a serem executadas por cada entidade, atualizados os contatos e definido a sede do Tiro de Guerra como Posto de Comando, para finalização do simulado de campo.
Por ser realizado na área central, está prevista a execução de um simulado de campo que não afete as atividades cotidianas diárias da população. O objetivo principal é a verificação do tempo de deslocamento e atendimento de emergências.
“A atividade é necessária para o cumprimento de legislação federal vigente e trata-se basicamente de uma medida de segurança. Contamos com a compreensão da população, para que não se preocupem ao presenciar a movimentação e escutar as sirenes de ambulâncias e viaturas. A Barragem Saturnino de Brito foi construída e inaugurada na década de 30, estando atualmente em condições adequadas de operação, sendo devidamente monitorada por instrumentação pela DME”, explica Fábio Augusto Zincone, coordenador do PAE da Saturnino.