Quando acionar a Ouvidoria
Antes de entrar em contato com a Ouvidoria da DME Distribuição (DMED), é importante que você já tenha buscado atendimento pelos canais oficiais da empresa.
[Clique aqui para ver os canais de atendimento da DMED.]
Para registrar sua manifestação na Ouvidoria, tenha em mãos o número do protocolo do atendimento anterior, pois ele será necessário.
Você pode recorrer à Ouvidoria da DMED nas seguintes situações:
- A resposta recebida foi insatisfatória ou incompleta;
- O problema não foi solucionado;
- Não houve resposta dentro do prazo informado;
- Você deseja solicitar a reanálise do caso.
A Ouvidoria está disponível para receber diferentes tipos de manifestações, são eles:
- Elogios
- Sugestões
- Denúncias
- Reclamações
- Requerimento de informações
- Pedidos de esclarecimentos de dúvidas
O papel da Ouvidoria
A Ouvidoria é um canal de contato entre você, consumidor, e a DMED. Nosso compromisso é responder as demandas no prazo máximo de 10 dias úteis, atuando sempre com imparcialidade, transparência e ética, respeitando os direitos dos consumidores e seguindo as regras estabelecidas nas legislações do setor elétrico.
Finalidade da Ouvidoria
Os principais objetivos da Ouvidoria da DMED são:
- Mediar conflitos entre consumidores e a empresa;
- Atuar com independência, isenção e ética;
- Propor melhorias nos processos internos e na qualidade dos serviços prestados.
Canais de Atendimento da Ouvidoria
Você pode entrar em contato com a Ouvidoria da DMED por meio dos seguintes canais:
- Telefone (ligação gratuita em Poços de Caldas): 0800 283 2505
- Demais localidades: (35) 3716-9192
- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Atendimento presencial: Rua Amazonas, nº 65 – Centro – Poços de Caldas
- Correspondência: Rua Amazonas, nº 65 – Centro – Poços de Caldas – CEP 37701-008
Horário de Atendimento
- Por telefone: Dias úteis, das 08h às 18h
- Atendimento presencial: Dias úteis, 09:00h às 11:30h e das 14:00h às 16:30h
Reclamações à ANEEL
Se a sua solicitação não for solucionada mesmo após a análise da Ouvidoria, você poderá registrar uma reclamação junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) por meio dos seguintes canais:
Ouvidoria Setorial ANEEL (para falar sobre sua distribuidora)
- Assistente virtual: ChatBot
- Formulário no site da ANEEL
- Aplicativo para celular: ANEEL Consumidor (Android e IOS)
- Telefone 167 (de segunda a sábado, das 8h às 20h)
- Telefone 0800 7270167 (de segunda a sábado, das 8h às 20h)
Importante: A ANEEL irá avaliar e responder às solicitações que já tenham sido previamente tratadas pela Ouvidoria da DMED.
Antes de acionar a ANEEL, entre em contato conosco. Estamos à disposição para te ajudar!
[Clique aqui para saber mais sobre a Ouvidoria, Resolução Normativa nº 1.000/2021 – ANEEL