Índices ficaram acima da média anual
O ano de 2024 foi bastante atípico para Poços de Caldas, marcado por extenso período de estiagem no segundo e terceiro trimestres, sendo necessária a adoção de medidas de controle e economia de água pela população.
Ainda assim, analisando os dados, a estiagem não conseguiu afetar o volume total de chuva registrado ao longo do ano, como explica Marcelo Loichate, Diretor Superintendente da DME Energética. “Podemos constatar que o índice pluviométrico acumulado em 2024 ficou acima da média, uma vez que as chuvas foram bastante volumosas no primeiro e quarto trimestres, conforme demonstrado nos gráficos a seguir. A média anual de chuvas de 1997 a 2023 é de aproximadamente 1.750mm, sendo registrado 1.947mm no posto localizado na Represa do Cipó”, detalha.
Quanto aos reservatórios, 2025 inicia com níveis acima do esperado, com a Represa Bortolan completamente cheia e a Represa do Cipó com 94,24% de sua capacidade, podendo atingir 100% ainda no mês de janeiro. A previsão era de que essa condição fosse atingida somente no mês de julho, o que normalmente acontecia em anos anteriores.