Notícias

Barragem Saturnino de Brito | Simulado de emergência foi realizado nesta quarta-feira

Ação aconteceu nas imediações do centro da cidade e estava sendo divulgada desde a semana passada

Conforme definido no simulado de escritório, realizado na sede da DME no dia 31 de outubro, equipes de resgate e salvamento, da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e SAMU, participaram da simulação de emergência, para atendimento ao Plano de Segurança de Barragem (PSB) e ao Plano de Ação Emergencial (PAE) da Barragem Saturnino de Brito. A barragem foi construída na década de 30, tendo por objetivo evitar a ocorrência de alagamentos no centro da cidade. Na atualidade, o local é devidamente monitorado pela DME. 

Diferentemente dos outros simulados já realizados, das Barragens Bortolan e Cipó, em que as ações foram concentradas em pontos específicos, nesse caso os deslocamentos para eventual resgate foram feitos em diversos pontos da região central, para tornar o simulado ainda mais realista, sendo a reunião de fechamento realizada no Tiro de Guerra.

De acordo com o cadastro prévio de propriedades e população, o evento colocou em prática como funcionariam os contatos e o tempo para chegar aos possíveis locais afetados pela água da barragem. Serão instaladas placas de sinalização, indicando rotas de fuga e pontos de encontro para a população, procedimentos necessários para o auto salvamento.

“Tentamos não impactar o cotidiano das pessoas, ainda mais por envolver o centro. Além do cumprimento da legislação, trata-se de uma medida de segurança, com uma área extensa envolvida. O intuito é informar a população e mobilizar as equipes necessárias, para que todos saibam como agir em uma hipotética situação emergencial”, explica Fábio Zincone, coordenador do PAE da Saturnino de Brito.

Quem Somos

As Empresas DME são: empresas públicas, ou seja, capital 100 % público; constituídas sob a forma de sociedade anônima, pois esta é a única forma societária que permite às empresas terem somente um acionista; e de capital fechado, ou seja, não poderão negociar seus valores mobiliários no mercado, constituídas nos termos da Lei Complementar Municipal n.º 111, de 26/03/2010.

 

Links

Boletim DME

Redes Sociais