Após algumas sugestões de alteração, que cogitaram inclusive sua extinção, o horário de verão inicia oficialmente nesse fim de semana. Os relógios devem ser adiantados em 1 hora às 00h do dia 04 de novembro de 2018 até 16 de fevereiro de 2019. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
A mudança na data de início do horário de verão chegou a causar confusão. Muitos equipamentos eletroeletrônicos adiantaram automaticamente nos últimos dias, o que pode não acontecer agora. Por isso, o alerta é verificar principalmente os celulares e realizar o ajuste manualmente, caso necessário.
A aceitação do horário de verão é bastante dividida no país, devido às mudanças na rotina e impactos sentidos até mesmo na saúde. Apesar de sua duração ser mais curta agora, com o adiamento em função do 2º turno das Eleições, para o setor elétrico continua sendo uma medida válida, que contribui para destacar a importância da economia de energia elétrica, através do consumo inteligente.
“Como o tema fica em evidência na mídia e redes sociais principalmente, a população passa a se preocupar mais com o melhor aproveitamento da iluminação natural e acaba contribuindo também, através da utilização racional de outros equipamentos, como chuveiro, máquina de lavar e ferro elétrico, por exemplo”, destaca Alexandre Postal, Diretor Superintendente da DME Distribuição.
O horário de verão também é adotado em países como Canadá, Austrália, Groelândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.