Além dos canais de atendimento e a ouvidoria, consumidor é beneficiado com mais uma ferramenta
No início deste mês, a DMED finalizou seu cadastro na plataforma consumidor.gov.br. A participação das empresas é voluntária e permitida somente àquelas que aderem formalmente ao serviço.
Trata-se de um serviço público e gratuito, provido e mantido pelo Estado, que permite a comunicação direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos pela internet, monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade. Criado em 2014, ele não substitui os órgãos de defesa do consumidor, mas facilita o relacionamento entre consumidores e empresas, já que pode ser acessado em qualquer lugar.
“A iniciativa busca trazer maior transparência nas tratativas das reclamações, disponibilizando mais um canal para tratamento das demandas, agora mediadas em local independente e fora do ambiente de cada empresa”, esclarece Marilene Coutinho, ouvidora da DME Distribuição.
O prazo para tratar uma reclamação registrada no endereço eletrônico é de 10 dias corridos. A plataforma irá gerenciar as reclamações. Ao final, solicitará ao reclamante que avalie se sua reclamação foi resolvida e que ele atribua uma nota de satisfação em relação ao atendimento prestado pela empresa.
O site possui muitas informações disponíveis. Conta com uma lista de empresas participantes, divididas por categorias, para pesquisa. No primeiro acesso, o consumidor deve informar seus dados pessoais e criar uma senha, denúncias anônimas não são permitidas. As reclamações podem ser direcionadas apenas para as organizações que aderiram previamente ao portal. “Para a DMED é um avanço importante, demonstra a preocupação em acompanhar tendências e facilitar o contato com o consumidor”, finaliza Marilene.