Com as férias escolares chegando, a brincadeira de empinar pipas se torna comum. Mas, sem orientação e lugar adequado, soltar pipa pode se transformar em um grande perigo para a segurança das crianças e transtornos para a população, causando graves acidentes e problemas na distribuição de energia elétrica.
Outro fator perigoso é a linha com cerol (mistura de vidro, cola e outros ingredientes), produto ilegal que as crianças e adolescentes ainda colocam na linha das pipas. Esse material em contato com os cabos de energia, pode provocar curto-circuito e descarga elétrica. A linha com cerol também pode romper o fio elétrico e gerar um acidente de consequências trágicas.
De acordo com o acompanhamento e registro realizado pela DME, em 2016, a região com maior incidência de casos envolvendo pipas na rede elétrica foi a Zona Leste, seguida pelas Zonas Sul e Oeste. Já as maiores interrupções no fornecimento de energia, também provocadas por pipas, foram nos bairros Jardim Formosa e Jardim Esperança e afetaram mais de 300 consumidores cada uma.
“Os meses que mais nos preocupam nesse sentido são Julho, Agosto e Setembro, já que as condições climáticas favorecem a brincadeira. Além disso, os restos de pipa que ficam presos na rede podem provocar problemas no fornecimento, principalmente quando tem início o período chuvoso”, alerta o Supervisor de Manutenção da Distribuição, Olivar Muniz. Para todos esses casos, basta entrar em contato com o atendimento 24 horas, através do 0800 035 0196, e relatar o problema.
Atenção para as dicas:
- Campos abertos são os melhores lugares para soltar pipa. Evite lajes de casas, muros próximos a rede elétrica e árvores;
- Na hora da confecção da pipa não use papel laminado, eles são condutores de energia e podem causar choques fatais;
- Caso a pipa fique presa nos fios elétricos ou em árvores, não tente retirá-las, nem subir no poste ou nos galhos para fazer a retirada, nesses casos o choque pode ser fatal;
- Linhas metalizadas conduzem energia e aumentam o perigo de choque;
- Em caso de relâmpago recolha a pipa rapidamente. Não solte pipas em dias de chuva ou ventos muito fortes;
- Dê preferência para pipas que não precisem de rabiola.